Imagine-se como o único felizardo da América Latina a possuir uma FERRARI, mas não qualquer uma e sim um modelo muito especial, de uma edição limitada onde pouquíssimos exemplares foram fabricados.
Pergunto:
Você “largaria” uma raridade como essa na garagem de um desconhecido?
Obviamente que sua resposta é NÃO!
Agora, porque será que muitas empresas hospedam seus dados, ou melhor dizendo, “largam” seus SEGREDOS com terceiros sem a devida preocupação que se faz necessária com a segurança?
É importante lembrar que vivemos na era do conhecimento, e a informação armazenada no ambiente computacional da empresa é o seu bem de maior valor e constitui a principal fonte geradora de receita financeira do negócio.
Quanto vale o seu SEGREDO?
Devemos ter todo cuidado e carinho com os dados da empresa, trata-se de um patrimônio de valor intangível, e que muitas vezes só tem seu valor percebido quando há uma perda, seja por que não é possível restaurar um backup, seja porque caiu em mãos erradas, etc.
Hoje em dia, o termo da moda em TI é a computação em nuvem, contudo, é importante entendermos bem o que está por trás desse conceito:
Computação em nuvem (cloud computing) é um conceito tecnológico que vem de encontro a necessidade que as empresas tem de disponibilizar acesso ao ambiente computacional (servidores e aplicativos), via internet, através de qualquer dispositivo.
Muitos acham que para desfrutar dos benefícios trazidos pelo modelo da computação em nuvem (cloud computing), é necessário investir “rios de dinheiro” para hospedar todo seu ambiente computacional num data center.
Será?
Usufruir dos benefícios da computação em nuvem requer mais que simplesmente terceirizar a hospedagem de todo o seu ambiente computacional, pois, independente de onde ele estará, o que vai garantir o sucesso da implementação dessa fantástica tecnologia é a sistemática de acesso a tudo que nele está armazenado.
Tomemos por base o e-mail, hoje em dia muitas empresas estão confiando seus e-mails a terceiros, agora, sob quais critérios ATIVOS de segurança? É importante lembrar que cláusulas contratuais são critérios PASSIVOS que somente são acionados após um incidente, ou seja, quando já é tarde demais
Em sintonia com esse novo modelo da computação em nuvem (cloud computing) a BRconnection desenvolveu o OMNE SOFTWARE BLADE, quem tem como uma de suas “lâminas” de software o OMNE EMEXIS, servidor de e-mail que além de suportar criptografia fim-a-fim (SMTP-S, POP-S, IMAP-s) também criptografa o armazenamento das mensagens no servidor, isso impede que uma pessoa não autorizada, mesmo tendo acesso físico ao servidor, viole a integridade e a confidencialidades das mensagens ali armazendas.
Para todas as outras necessidades de segurança e gerenciamento inerentes a computação em nuvem (cloud computing), existe o OMNE officeANYWHERE que permite controlar o acesso as aplicações da sua empresa, com o OMNE Office Anywhere o ambiente computacional de sua empresa estará sempre disponível onde quer que se faça necessário preservando a segurança, graças aos mais sofisticados algoritmos de criptografia, e o gerenciamento dos acessos.
Implantar a computação em nuvem (cloud computing) com OMNE SOFTWARE BLADE no ambiente físico da empresa, traz uma maior sensação segurança e confiabilidade, uma vez que os “segredos” da empresa não serão disponibilizados a terceiros, quanto mais confidencial for a informação, mais crítico será terceirizar o armazenamento, já para outros, a terceirização pode ser o melhor caminho.
Bem, o importante é que computação em nuvem (cloud computing), independe de onde está o seu ambiente computacional, dentro ou fora da empresa, o OMNE SOFTWARE BLADE traz a viabilidade desse modelo, não importando onde o usuário esteja, nem que dispositivo seja usado, muito menos se o acesso é local ou remoto
Saiba mais em:
http://www.omneemexis.com.br
http://www.omneoa.com.br
quarta-feira, 26 de outubro de 2011
Assinar:
Postagens (Atom)